26 julho 2007

Postais Caramelos 7 - O Pinhalnovense

139

Se a grandeza de um clube de futebol puder ser aferida pela sua representação na internet, estamos conversados.
Tal como acontece com os Bombeiros Voluntários do Pinhal Novo, também não há site do Clube Desportivo Pinhalnovense para inglês ver. Ou mesmo para um caramelo ou outro espreitar.
Uma nuvem negra parece abater-se sobre a comunidade internauta do Pinhal Novo.
Mas "O Eldorado" vai continuar.
A mim ninguém me finta.


Desportivamente, também não há glórias por aí além para contar.O Pinhalnovense é quase sexagenário, completa 60 anos daqui a 10 dias e, tirando alguns títulos de divisões secundárias e dois ou três embates com clubes de renome na Taça de Portugal, não há mais nada a realçar.
E mesmo assim, nesta fase de marasmo de talentos futebolísticos na Margem Sul, o Pinhalnovense é o segundo clube mais importante do Distrito de Setúbal, logo a seguir ao sofrido Vitória.

Longe vão os tempos da glória vitoriana, barreirense e da génese de craques como Diamantino, Carlos Manuel, Manuel Fernandes, Chalana ou mesmo Futre.É como se o talento para chutar uma bola estivesse associado ao apogeu das unidades fabris de uma região. Mas como não sou sociólogo fico-me por aqui.

O "estádio" do clube cá da terra chama-se Campo Santos Jorge. Fica junto aos Bombeiros Voluntários, entre prédios de três andares e paredes meias com a Estrada Nacional. Está delimitado por um muro branco com cerca de dois metros e meio ou três de altura e é comum ver mirones nas janelas e varandas vizinhas. Tem uma só bancada, quase exclusivamente para sócios e um campo de relva sintética, quase exclusivamente para jogadores a sério, embora sejam célebres os jogos entre solteiros e casados. E os viúvos? E os divorciados? E aqueles que dão facadinhas no matrimónio?

Junto à porta principal, três janelinhas de bilheteira de cor azul evocam a memória de tempos ainda menos gloriosos.
Azul é, de resto, a cor principal do clube. Menos mal.
Os rapazes equipam de azul e branco num equipamento decalcado da indumentária do F.C. Porto. Um bocadinho pior.
Aqui ao pé, o Palmelense equipa "à Benfica" e o Alcochetense "à Sporting".
O "Montijo" equipava "à Brasil", mas este ano fechou as portas.
Acabou.
Kaput.

É patética tradição familiar tentar ser jogador do Pinhalnovense. Alguns de nós ficaram-se por uma curta experiência numa determinada pré-época dos juniores. Mas não vou estar para aqui a denunciar-me. Outros foram quase craques dos pés à cabeça. Longas melenas ao vento, bola controlada por chuteiras amestradas. Outros ainda ficaram-se por um fogacho nos juniores e houve aqueles que se limitaram a colocar cal à volta do campo, então pelado. Mas não vou estar para aqui a denunciar, respectivamente, o meu tio, o meu irmão e o meu pai.


De resto, foi nas glamourosas matinés de dança e engate na sede do clube, nos loucos anos 60, que "papai cortejou mamãe". Foi também ali que passei belas tardes e noites a jogar snooker e ping-pong.
A antiga sede, vetusto edifício pintado de bolorento e pastel azul, está hoje a cair aos pedaços.
Procuram-se novas instalações, até mesmo para um novo complexo desportivo.


O futuro de um clube de futebol, de uma carreira profissional, de um relacionamento amoroso, de qualquer coisa, faz-se pelos alicerces. Não adianta pontapear o esférico despreocupadamente, enquanto o passado naufraga e o futuro não emerge.
Mas, tal como não sou sociólogo, também não tenho pretensões de dirigismo desportivo.
Pelo menos por enquanto.

Resta-me continuar a ler as proezas dos jogadores pinhalnovenses nos jornais; ouvir os hilariantes relatos da rádio; ou até ir de quando em vez ao estádio, digo, ao Campos Santos Jorge. E um dia, quiçá como presidente do clube (estou a brincar, estou a brincar...), talvez desate a contratar Ronaldos e Ronaldinhos, a peso de ouro, só para divertir as hostes. Que se lixem os alicerces! Goooooolooooo!!!!!!!!


6 comentários:

N.M disse...

Um clube com história mas acho que o "meu" piense dava muita luta ao teu pinhalnovense!!! :-)
Vai um duelo?lololololol

João Paulo Cardoso disse...

Ha-de chegar o tempo, rapaz.
Há-de chegar o tempo.

Um abraço.

N.M disse...

Nao me digas que queres um duelo?olha que vais perder!!

João Paulo Cardoso disse...

N.M:

Esqueça-se este duelo e preparem-se as armas para o que aí vem:

A partir de Setembro, "O Eldorado" vai ter uma rubrica semanal sobre futebol.

Um abraço.

N.M disse...

LOLOLOLOL
Espero para ver :-)
abraço

Anónimo disse...

o pinhalnovense, está em grande, até nas revistas cor de rosa aparece. ! fui á apresentaçao da equipa para a época 2007 e 2008 eram só estrelas ! estrelas mas nao os futebolistas....vi por lá a cinha jardim, e alguns pilotos profissionais do dakar entre outros! até o promissor alburqueque que vai chegar á formula 1!! na vila do pinhal novo disseram me que um Fortunato de Almeida é amigo do presidente e director do clube!!! podemos nao conseguir resultados mas que andamos a ser falados por varios sitios !!!! é a verdade
força pinhalnovense