27 julho 2007

Cocktails de Verão - Manhattan

141

5. Manhattan


Origem: Este cocktail que homenageia a trepidante e charmosa ilha de Nova Iorque é seco, sóbrio e elegante. Nos balcões dos bares, os experts contam que o Manhattan teria surgido mesmo nos Estados Unidos, não necessariamente na ilha, e qua a sua receita original continha apenas rye whiskey (whiskey de centeio) e vermute. Estávamos em 1870.
Daí para cá, a sua fórmula foi bastante alterada. Hoje é comum acrescentar-se gotas de Angostura e uma cereja.
Mesmo simples, a receita do Manhattan exige muito rigor de quem a prepara. Deve-se conhecer, por exemplo, as complexas consequências da maior ou menor quantidade de cada ingrediente: três, duas ou mesmo uma gota a mais de Angostura podem fazer uma amarga diferença.
Pelo seu carácter seco, o Manhattan é considerado um aperitivo, ideal para ser servido antes das refeições.

Ingredientes: 2 partes de rye whiskey
1 parte de vermute tinto
2 gotas de Angostura
1 cereja

Modo de Preparação: Num copo misturador, coloque cinco a seis cubos de gelo e todos os ingredientes, excepto a cereja. Mexa rapidamente com uma colher longa e coe a mistura para uma taça de cocktai. Decore com a cereja que deve ficar no fundo da taça.
Não coma a cereja antes de terminar de beber, porque issso vai adoçar o seu paladar.
Atenção: A autoridade para a consciência ética e moral do "Eldorado" adverte que se beber, não deve conduzir, mesmo que seja o espírito vivo de Boris Ieltsin.. Mais, adverte ainda que beber para esquecer pode levar a que falhe a porta e saia pela janela. O que pode ser perigoso, a menos que seja daqueles que leva um pára-quedas sempre consigo.

2 comentários:

N.M disse...

Confesso que deste não gosto muito!!!

João Paulo Cardoso disse...

n.m:

Não gostas, não bebes.

Sirvo outro sexta-feira.

Um abraço.