24 janeiro 2007

Páginas da Vida

POST Nº 35

Dou o escrito pelo não escrito. Logo ao 2º post invectivei contra a overdose de novelas no horário nobre dos canais de livre acesso. Venho agora elogiar uma de essas novelas que, por acaso, ainda não tinha começado por essa altura.

Chama-se "Páginas da Vida" e dá na SIC depois de "Floribella".
É mais um belo punhado de histórias entrecruzadas que levam a assinatura de Manoel Carlos, o mesmo de "Mulheres Apaixonadas". Escritor de vivências, que sai para a rua com bloco de disco rígido e caneta fotográfica, Manoel Carlos faz questão de abordar temas fracturantes e não só os amores e desamores, a chamada parte cor de rosa da vida.

E assim esta novela fala de adopção (tema que por cá dá que falar graças a um sargento de exército preso por amor à criança que adoptou...), Síndrome de Down (Trissomia 21), anorexia, preconceito e homossexualidade, entre outras questões mais ou menos polémicas.
Tudo isto é servido com alguns paninhos quentes, porque afinal de contas as mentalidades são de cristal fino e partir-se-ão ao menor grito de alerta.

O leque de actores não privilegia tanto as carinhas de morango com açúcar, mas sim o talento puro e duro de consagrados como José Mayer, Regina Duarte, Edson Celulari, Sónia Braga, Tarcísio Meira, Glória Menezes, Lília Cabral (a interpretação televisiva do ano), ou revelações como Fernanda Vasconcellos, no papel da jovem mãe que perde a vida logo após o parto, depois de complicações resultantes de um aparatoso acidente de viação.

No final de cada episódio, testemunhos anónimos de portugueses e brasileiros, contam a vida como ela é, apertando ainda mais o novelo que se formou na garganta.
Então levantamo-nos, vamos beber uns goles de água e, apesar de não deixar de ser uma novela, pensamos: "Uff... Assim vale a pena ver televisão!"

2 comentários:

Anónimo disse...

Felizmente eu não vejo telenovelas.
Mas lá em casa a minha esposa começou a ver essa e eu, inevitavelmente, pelo canto do olho lá vou me apercebendo do que se passa.
Estou de volta do meu blog.
Dos blogs dos outros.
Dos mails, YOUTUBE ou de um joguito para descomprimir.
( isto quando os filhos já estão na cama! ;) )

Telenovelas? Não!
A vida já é bastante real para levar com doses de realismo como a telenovela que falas, ou com palhaçada com Floribelas que não nos leva a nada!

No entanto, e devido ao que já passei nestes quase 38 anos de vida sei bem do que falas.
É um facto todas essas coisas que nos dão voltas ao estômago… mas infelizmente somos obrigados a olhar para o lado porque nem se quer temos tempo para nós e a nossa vida quanto mais para estender um deod que seja para nos chegarmos perto dos outros.
É triste não termos tempo não é? Vê o que eu digo sobre isso no meu blog.

Para terminar João… quando posso… estou na 2:

Documentários, cultura, informação. Tudo o que não temos nos outros canais!
Uma pitada de tudo o que precisamos para “acalmar”.
A 2: é como o CENTRUM. Uma pílula com um bocadinho de tudo.

E queriam acabar com o canal.

Vai escrevendo que eu vou aparecendo.

abraço

João Paulo Cardoso disse...

Também vejo a 2: muitas vezes, principalmente a dois. Isto é, quando o programa é a dois, vemos programas na 2:
Mas às vezes tanto se usa o zapping como isco, que se pesca qualquer coisa.

AH! Bem vindo a esta casa de petiscos. Aparece sempre que quiseres.

Daqui a pouco vou espreitar o teu blog e, quando puder, não deixarei de comentar.

Um abraço.