05 fevereiro 2007

Clubes de Futebol - Os meus favoritos

POST Nº 43

Hoje tinha duas opções para escrevinhar neste blog:
Ou enumerava os inúmeros pequenos, médios e grandes problemas de saúde que afligem as mulheres que amo, e mesmo a mim próprio
, ou aproveitava a goleada do Sporting, o empate embruxado do Benfica e a surpreendente derrota do F.C. Porto, para escrever, sem amargura, sobre os clubes da minha paixão.
Escolhi a parte mais fútil, mas menos amarga.

Começo por clubes estrangeiros que apenas vejo pela televisão, já que nunca houve po$$ibildade para os ver ao vivo e a cores.

Em Espanha torço pelo
Barcelona desde a adolescência. Paixão reforçada pela saudosa viagem à Cidade Condal, orgulho da muy hermosa Cataluña, e também por lá jogar o Ronaldinho Gaúcho. Também gosto da Real Sociedad, porque sim.

Agora a França. Aqui, o meu coração balança entre o
Mónaco e o Paris St. Germain do Pauleta. Mas também gosto do Lyon, eterno campeão francês.

Bella Itália. Lamento ver a
Juventus na Segunda Divisão, mas o meu cuore continua a suspirar por ela, mais do que por outras. Mas depois também gosto da Roma e da Lazio, rivais de Roma, mas como não vivo lá, passo ao lado da rivalidade e, já agora, do paradoxo.

Na Alemanha gosto do
Werder Bremen e do Estugarda, na Escócia do Celtic que equipa à Sporting, na Holanda do Ajax e no Brasil, do Fluminense e do Corinthians.

Finalmente, em Inglaterra, tenho quatro clubes (!). O
Manchester United (e desde que lá está o Cristiano Ronaldo ainda mais), o Arsenal, o Everton e o Tottenham.

Portugal

Por cá, começo pelos menos óbvios.
Pela paixão que me suscita as cidades de que são bandeira, gosto do Alcacerense, do Montijo, do Alcochetense, do Peniche, do Vianense, da Académica, do Beira Mar, do Estoril e do Desportivo de Chaves. Resquícios de alegres viagens do passado e do presente.

Mas há três que gosto mais do que os outros.
O primeiro é óbvio. O
Pinhalnovense é o clube da minha terra e cheguei a treinar à experiência nos Juniores. Equipam à Porto (não se pode ter tudo!) e vão jogar neste Sábado com o Sporting, para a Taça de Portugal, naquele que será um dos jogos mais importantes da vida do Pinhalnovense.

O segundo equipa à Sporting, é filial do Sporting e tem Sporting no nome:
Sporting da Covilhã. Que saudades de pernoitar na Covilhã das lareiras acesas, dos queijos e dos enchidos, do cachecol à volta do pescoço, das noites longas que ansiavam o despontar da manhã para subir à Serra da Estrela! Esta paixão, penso, está mais que fundamentada.

O terceiro, meu segundo em Portugal, é um dos clubes mais simpáticos do país.
Os Belenenses.
Assim mesmo, "Os". E com direito a emblema neste post. Por onde começar? Pela cor azul? Pela Cruz de Cristo nas camisolas? Pelo belíssimo estádio com vista para a Ponte 25 de Abril e para o Cristo Rei? Por pertencer à minha amada Belém dos jardins, dos monumentos, dos pastéis?

E acima de todos, porque há sempre o maior amor de todos, o
Sporting. Mas este é um caso de amor eterno que, justificadamente, merecerá um dia alguns posts só para ele.
Para já fico contente que um certo avançado uruguaio tenha percebido que, para se singrar neste mundo, temos que nos apoiar uns nos outros
.

8 comentários:

Pedro disse...

Espanha: Algum carinho pelo Atlético Madrid. barça é o porto lá do sitio..não obrigado.
:)

França: Indiferente

Itália: Gosto da Lazio mas fiquei com carinho pela Fiorentina pq causa do Maestro Rui Costa e do grande Batigol.

Alemanha: Indiferente.

Inglaterra: O Liverpool...é evidente...os melhores adeptos do mund (seguidos dos benfiqistas hehehe). Tb torço pelo Chelsea de Mourinho.

Por cá, por motivos de localização sempre tive um carinho pelo Belem ( por doi-me ver a aproximação deles ao fcp) e pela Briosa.

leao.xxi disse...

Adorei o post!!!!!!!!!!!!!

João Paulo Cardoso disse...

Pedro:
Antes do mais bem vindo a esta casa de petiscos, onde se tem falado pouco de futebol, mas o tema há-de ser pontapeado por mim mais vezes.

Também tenho algum carinho pelo Atlético Madrid, mas quanto ao Liverpool... bem, é demasiado vermelho. Aliás, a cor do equipamento não deverá ter sido estranha à sua preferência, não é?

Não faz mal, a maioria dos meus amigos são benfiquistas,o que é que eu posso fazer?

Mas já viu que, entre verdes e vermelhos, deixamos um espaço simpático para o azul do Belenenses?

Um abraço.

João Paulo Cardoso disse...

Leão XXI:
Ainda bem que gostou das minhas preferências futebolísticas... ou foi mais a vontade de viajar?

De qualquer forma, fico grato por ter vindo a esta casa de petiscos.
Apareça mais vezes.

Um abraço.

N.M disse...

Para mim:
Portugal-Benfica e o Piense S.C
Espanha-Real Madrid
França-PSG
Inglaterra-Man.United mas com uma adoração especial pelo Mourinho!!LOL
Holanda-PSV
Belgica-Anderlecht
Alemanha-Bayern Munique
Brasil-Flamengo e S.Paulo
Italia-Milan
Escocia-Celtic
Grécia-Panatinaikos

Unknown disse...

Futebol Bah!!!! gostamos cá em casa é de rugby... oh oh isso sim... bora lá Alcateia, agora são os sul-americanos e já estamos no Mundial!

João Paulo Cardoso disse...

n.m:
A sua lista consegue ser mais global e específica do que a minha!!

É quase como se fosse um marinheiro adepto de futebol: "Um amor em cada porto".

Parabéns por ter critério de preferência, ainda que não condizente com o meu.

Bem-vindo a esta casa de petiscos.
Volte sempre

João Paulo Cardoso disse...

serrano:

Percebo essa sua admiração pelo rugby...

Então, força para o Mundial (?) e para a... Alcateia (???)

Um abraço
(mas não daqueles em calções e a suar em bica...)