19 setembro 2008

AnimaVerão - Heidi


8. Heidi

Ainda a Dulce Pontes não tinha mamocas e já outra menina era famosa por andar de pé descalço.
"Heidi" foi um dos desenhos animados mais famosos da infância dos agora quase quarentões, sendo que esta frase dá-me vontade de ir ali emborcar um garrafão de lixívia e acabar de uma vez com este lento definhar de um outrora jovem e atlético garanhão.

Foi a 22 de Fevereiro de 1976 que a RTP transmitiu pela primeira vez a "Heidi".
A série foi realizada por Isao Takahata, com a ajuda de Hayao Miyazaki ("Conan, O Rapaz do Futuro", "A Viagem de Chihiro", etc.) nos fundos e nos storyboards e é adaptada de um livro da suíça Johanna Spyri.
Isto é o serviço público do "Eldorado", caros leitores.

Agora isto já é a abandalhar:

O que os 52 episódios sobre a menina orfã que vivia com o avô nos Alpes não mostraram foi as cambalhotas que a Heidi deu com o Pedro.
Sim, porque o ar das montanhas é o Viagra dos pastores, guardas florestais e meninas rabinas.
E eu sei, de fonte segura, que a Heidi gostava de truca-truca nos fofinhos montes de feno do celeiro do avô.
E o Pedro não dizia que não, mesmo quando, invariavelmente, a gajinha cheirava mal dos pés por ter pisado outra vez caca de ovelha.
Que bem se está no campo.

Além da Heidi - lê-se "Aidi", mas toda a gente dizia "Eidi" - , do Pedro, do avô e de uma série de bicharada própria dos Alpes, como um fiel S. Bernardo, havia também, parece, uma menina em cadeira de rodas chamada Clara.
Claramente uma memória enevoada porque não me lembro desta personagem e, para além do mais, não tomei grande atenção aos recentes Jogos Paralímpicos.
Ui! Agora é que estraguei tudo.

Sem comentários: