12 junho 2009

Santo António e Comparsas


Hoje é véspera de Santo António e eu continuo sem casar.
Já fiquei para tio, já me apareceram os primeiros cabelos brancos e a muitos outros já não vejo a cor.

Multiplicam-se artroses e dioptrias e já lá vai o tempo de saltar à fogueira, uma habilidade que teria dado jeito a Joana d'Arc.

Feitas as contas entre o deve e o haver, entre o que brinquei aos santos populares e ao que me resta agora, o saldo é nulo porque nunca fui folião de festas juninas.

Se nunca me casei com o Santo António, por evidente falta de vocação para paneleirices eclesiásticas desse nível, também nunca andei à porrada com alhos pôrros com o S. João, tal como nunca perguntei a São Pedro onde deixei as chaves ou se chove ou não.

Há intimidades que não se têm com esta gente que diz fazer milagres ou, pelo contrário, já todos teríamos ido para a cama com São Sócrates.

4 comentários:

Patrícia disse...

são sócrates?
e o dia desse é quando?

paulo cristo disse...

acho que a joana darc saltava ao arco, :P

João Paulo Cardoso disse...

Patrícia:

30 de Fevereiro.

João Paulo Cardoso disse...

Paulo Cristo:

Há quem diga que a Joana d'Arc era extremamente fogosa.