15 junho 2009

Fim de Festa


Terminaram ontem as Festas Populares na grande nação caramela.
O Pinhal Novo viveu seis dias de loucura, animação musical, etnografia, bebedeira e vómito.
O costume.

Conhecendo todas as cambiantes depressivas do meu ser, o pessoal estende o perímetro da algazarra até à minha casa.
São muito queridos e fofinhos mas, se de facto quisesse comer uma bifana às sete da manhã, teria juntado os trapinhos com aquela cigana da Roulotte Matias em Março de 1997.

A falta de estacionamento, em locais ditos normais como, vamos lá, parques de estacionamento, é outra das consequências das Festas Populares do Pinhal Novo.
Com sorte tenho conseguido arrumar o Saxo em Badajoz, depois até casa são só umas horinhas montadas num touro da Ganadaria Pancho Velasquez.

Por falar em touradas, felicito a excelente ideia de trazer para o Pinhal Novo uma praça de touros desmontável, que é a coisinha mais linda que já inventaram, logo a seguir ao Pinhal de Coina Portátil.

A festa terminou ontem com um eufórico João Pedro Pais a violar uma guitarra que, parecendo que não, dá um certo travozinho de rock à porcaria que canta e compõe.
Menu musical equilibrado porque, no primeiro dia, o José Cid tinha uma vez mais estragado o que brilhantemente compõe, guitarrando uma viola ou, no caso, um piano, não sei muito bem porque com o meu pescoço de pau não me apercebi o que fazia o cantor do olho de vidro.

Pelo meio, no papel de entremeada, a Rita Guerra e as suas canções de corno.
E por aqui chegávamos outra vez à questão das touradas.
Ou às largadas, com vinte e sete bêbedos e dois anões em cima de uma vaca com três pernas.
Deve estar no YouTube.

Tudo terminou com o fogo de artifício versão Vintage Scud '91, com rockets luminosos projectados em direcção ao atónito e desprevenido povo caramelo e até para cima de um dos elementos da banda de JPP que arrumava as coisinhas para ir para casa.

Pois é.
Nós no Pinhal Novo podemos saciarmo-nos facilmente com uma sandes de torresmo e uma sopa caramela, mas em matéria de crítica musical somos muito exigentes.

Robin Williams, se um dia vieres ao Pinhal Novo, às belas das Festas Populares, vais ter que dar o teu melhor.
Considera-te avisado.

Sem comentários: