25 junho 2009

Férias na Amareleja


Está decidido e não consigo esconder a excitação, o que se torna verdadeiramente incómodo quando ando de Metro:
As minhas próximas férias vão ser na Amareleja.

Tal como gosto de reservar uma semaninha no Natal para visitar um primo esquimó, ou apanhar escaldões no deserto, com um grupo de folclore beduíno com quem travei amizade durante um fim de semana radical em Buenos Aires, porque não passar o Verão na Amareleja?

Se há o turismo de massas (que consiste em cotevelinhos e fusilis a banhos no Algarve), o turismo rural (dividir cama com um burrico numa herdade alentejana), o turismo radical, cultural e até espacial, porque não este tipo de turismo a que chamei... ann... pateta?

O expoente máximo deste tipo de turismo surreal, absurdo e estúpido como uma porta, está então agendado para o perído de canícula, lá para Julho, ou Agosto.
Ou Novembro.
Ou em qualquer outra altura porque estamos em Portugal, recentemente confirmado como país tropical.

Estão formalmente convidados para 15 dias de loucura na aldeia mais quente da Europa, quiçá do Alentejo.
Um amigo meu, a que carinhosamente chamamos Palhaço, já disse que ia sim senhor, porque entende que lá anda tudo em cuecas, factor potenciador de amizade e algo mais.
Tratando-se das cuecas dele e relembrando o acampamento de 1985 em Tróia, eu diria "algo mais badalhoco".

Com uns belos 47ºC em 2003, se não me falha o mercúrio do termómetro e o disco rígido da cachimónia, já na última sexta-feira a bela aldeia alentejana alcandorou-se aos 41 graus que, com jeitinho, já vai dando para estrelar um ovinho no alcatrão.

Prevendo de antemão uma corrida a esse paraíso de férias do concelho de Moura, distrito de Beja, tratei de reunir o máximo de informação possível sobre a Amareleja, costumes, língua, moeda oficial, pontos de interesse, descontos no Minipreço, essas coisas.

Na internet, agradeço desde já a prestimosa ajuda e apoio psicológico da Cidália Guerreiro e do seu blog "Amaralejando", a que acedemos digitando no rectângulozinho http://amarelejando.blogs.sapo.pt/.

Se poderia ter posto aqui um link?

Poder podia, mas não era a mesma coisa.
Até porque a internet só funciona de segunda a quinta no Alentejo, depois está fechada.

Fiquei então a saber no "blog onde se deve falar de Amareleja e dos amarelejenses" que a aldeia e os skaters estão orgulhosos dos seus painéis solares, que são assim a modos que uma tablete de chocolate branco enterrada no meio da planície...

... que um dos pratos tradicionais é o "Caldo de Espinafres com Bacalhau"... (podia ser pior)

... ou que as origens de tão belo e colorido nome estarão explicadas num documento de 01 de Abril de 1695, onde se fala de um tal "Lugar de Nossa Senhora da Conceição de Mareleja".
Atendendo à data do papel bolorento, a coisa até deverá ser mentira but... who cares?

Importante mesmo é fazer com que o Turismo Pateta floresça radioso como um girassol e, nesse sentido, já ando a fazer a mala com aquele entusiasmo próprio deste tipo de férias.

A Teresa Guilherme recomendava num concurso que provocava aneurismas que nunca se esquecesse a escova de dentes.
Na mala do turista que pretende visitar a Amareleja, interessa mais uma boa colecção de cuecas.

Farei com que o Palhaço não se esqueça disso.


Publicado no blog "Porta do Vento", a 20 de Junho de 2009.

15 comentários:

Patrícia disse...

eh pá... muito tentada a tirar uns dias para por lá passar.

João Paulo Cardoso disse...

Patrícia:

Não te esqueças de uma Samsonite só para cuequinhas.

Beijos.

Luís Filipe C.T.Coutinho disse...

Meu caro, Amareleja é uma espécie de Iraque mas sem petróleo e sem saddam hussein, mas com um calor impressionante e malta um pouco doida. Porque te digo isto? Porque sou de Moura e conheço bastante bem a Amareleja. Terra das alcunhas, existe inclusivé um livro publicado pelo Professor Francisco Ramos, Catedrático da Universidade de Évora , natural da Amareleja.Para ficares apenas com uma noção de como funciona o sistema de alcunhas, sabes como é tratada a central fotovoltaica que mencionaste no teu post? "Olival de Ferro". É um povo curioso, mas afável (q.b). Se me permites a sugestão e como não irás ficar longe, aconselho-te uma deslocação a Barrancos. Calma, esquece lá os Touros que isso é só em Agosto e há lá mais coisas para ver! Se fores um apreciador de boa comida, barrancos é zona famosa pelo seu porco preto. Excelente carne e belos enchidos. Um povo animado e bem disposto. Fica a sugestão.

Cumprimentos

João Paulo Cardoso disse...

Luís Filipe C. T. Coutinho:

Muito bem.
Indicações dignas de uma "Lonely Planet" ou de uma "World Travel Guide".

Apareça sempre que quiser por cá.

Um abraço.

Luís disse...

Ora muito bem... Será turismo pateta ou o autor desta cónica é que será pateta? Manda a boa educação que não se fale daquilo que não se conhece... Ou que aquilo que se ouviu dizer pode não ser verdade e isso ainda é mais pateta. Enfim, chamar patetas a cerca de 3000 pessoas que vivem numa das mais pobres regiões da Europa, mas que tentam por todos os meios colocar a sua Vila no mapa para que possam olhar o futuro com mais confiança, é de uma cobardia atroz... Mas a Internet permite isto... Cada um pode, a seu belo prazer, dizer o que lhe vai na cachimónia sem prestar contas a quem de direito. Se no alentejo a "net" só funciona de segunda a quinta, há por aqui alguém devia ser enviado para lá e as semanas deveriam começar à sexta e terminar ao domingo... O maior e melhor pateta que eu conhecia era o da Disney, mas parece que há para aí outros escondidos atrás de um monitor...

João disse...

Caro Amigo, desde já manifesto o meu grande apreço pela Grande Cidália Guerreiro, e é de louvar a sua dedicação e defesa, "talvez", "Quem Sabe" (Para Mim de Certeza) a Melhor "Aldeia" deste Grande Páis. Sobre isso, digo desde já, Portugal é Grande mas a Amareleja não lhe fica atrás.
Mais uma vez, caro amigo, nós aqui em Amareleja não temos somente o (delicioso), por si mencionado - Caldo de Bacalhau com Espinafres - também o informo desde já que temos uma celebre frase, como todos os ilustres deste "Mundo". -(A Amareleja é "Ruim", mas não existe "Merda" que não venha cá parar. Embora nós recebamos todos de braços abertos.
Sem mais de momento, os meus melhores cumprimentos.
Não me interprete mal caro amigo mas aqui, como no O Eldorado tmabém somos "meio" gozões, mas não esqueça que não existe "meio buraco", para meio entendedor...
Abraço
João Torres

Anónimo disse...

caro amigo de MOURA voces são caleiros é melhor ficar o senhor calado se não o povo de AMARELEJA dá-lhe uma coça muito grande e não se vai safar bem. AMARELEJENSES ao poder.

João Paulo Cardoso disse...

João Torres:

Cada vez mais, acho que tenho mesmo de visitar a Amareleja.

Com tão acérrimos defensores, em breve deverá ser um local com melhor qualidade de vida que Zurique!

Um abraço!

João Paulo Cardoso disse...

Anónimo:

Quem é que é de Moura?!

Isto vai para aqui aqui uma agitação!!
Vossemecês nem parecem alentejanos, pá!!

Com tanta gente a ferver em pouca água, não admira que a simpática vila bata recordes de temperatura!!

Um abraço e... Amareleja ao Poder!!

E Moura!

E Aljustrel!

Ferreira do Alentejo!

Serpa!

Agora chego disto, que tenho mais que fazer...

João Paulo Cardoso disse...

Luís:

Esqueci-me de si, mas não foi de propósito.

É que estava aqui a castigar-me com bolotas incandescentes, por ter apelidado de "patetas" os três mil amarelejenses.

Se me diz que vivem numa das zonas mais pobres da europa, a patetice é o menor dos vossos problemas.

Muita fé no futuro é o que é preciso, compadres!!

AMARELEJA AO PODER!!

(volto aqui em breve para dar resposta aos 2.992 amarelejenses que ainda não comentaram...)

Anónimo disse...

somos amarelesenses com muito orgulho e não troco MOURA por AMARELEJA não temos culpa que o olival de ferro seja na amareleja.

Anónimo disse...

AMARELEJA AO PODER!
POVO SIMPÁTICO COM AS PESSOAS QUE VENHAM A AMARELEJA VISITAR A TERRA DAS ALCUNHAS.

João Paulo Cardoso disse...

Anónimo:

Viva a Amareleja e os amarelejenses!
E os "amarelesenses" também!!

Viva o Olival de Ferro!!

Vivam as alcunhas!!

Viva a Soraia Chaves!

Viva a gasolina de 95 octanas!

Viva a droga que fumei há bocado!!

Anónimo disse...

Caro João agora que descobri este blog de tão mau gosto, permita-me que lhe diga que o senhor (se é que se possa chamar senhor a alguém como você) mais não passa de um mero inculto.
O desconhecimento total da realidade da vila de Amareleja, leva a que as suas palavras se tornem desnecessárias aos que as lêem, e que tão estupidamente concordem com elas. Aconselho-o a que trabalhe mais na sua formação pessoal e cultural. É vergonhoso que pessoas como você possam continuar a publicar tais aberrações em blog’s ou sites que mais não passam de meras “patetices”, vindas de pessoas que são mal educadas e mal formadas.
Cumprimentos AMARELEJENSES

João Paulo Cardoso disse...

Bem... Tenho que admitir que sois gente de fibra, ó amarelejenses!!

A resposta a este último senhor voltou a merecer um post sobre a Amareleja.

Está no dia 07 de Julho de 2010.
Ide lá ter.

Um abraço.

P.S:
Está aí um calor dos diabos, não é?
Imagino... deve andar tudo nu...
Seus amarelejenses marotos...