12 março 2007

José Hermano Saraiva, um pequeno grande português

Post nº 61

Os meus pais não não vikings, mas eu tenho características dos povos do norte da Europa: sou branco, tenho sardas e sonho com suecas.
Posto isto, como ainda terei seis meses de sol português para avermelhar à fartasana, troquei o banho de sol do último Sábado, por um banho de cultura.

E assim, eu e a Maria fomos a Palmela para o lançamento do novo livro de José Hermano Saraiva, aquele que, submetido a "escrutínio por sms", foi considerado o 26º melhor do concurso (?) "Grandes Portugueses".
Ora, eu estive tão perto dele como estou do monitor onde escrevo este texto idiota e posso garantir que o senhor não terá sequer 1m60cm. Bom, mas lá que tem um cérebro de grandes dimensões, povoado de neurónios extraordinariamente jovens e activos, aos 87 anos de idade, isso é inegável.

O Zezito, que escolheu Palmela para viver e para apresentar a sua última obra escrita é, de facto, um excelente comunicador, um contador de histórias, ou se preferir, "um Contador da História". Carrega-se-lhe num botão e ele vai por aí fora, em contagem decrescente, desfiando a nossa História. Longa vida ao Contador, portanto.

O livro, com a chancela das Selecções do Reader´s Digest, que não me paga para lhe fazer publicidade, chama-se "Lugares Históricos de Portugal", embora não conste nele o local onde pela primeira vez mijei ao ar livre, uma lacuna que, pronto, vá lá, a gente desculpa.

De qualquer forma, o livro que até foi carote, já está lá em casa, autografado com dedicatória especial e tudo.
Trata-se, de acordo com palavras do próprio Zezito, de "um convite para que os portugueses viajem e descubram Portugal", o que me parece uma boa sugestão em tempo de vacas magras e não, isto não é uma piada às modelos anorécticas.

Fiquem ainda a saber que José Hermano Saraiva entende que Camões foi o "Grande Português";
E que o professor nasceu a 03 de Outubro de 1919, sendo do signo Balança.
E que à noite o Sporting venceu o Estrela da Amadora por 3-1.
Os números do Totoloto foram o 5, o 15, o 24, o 35, o 45 e o 47, mais o 25 como suplementar.
A temperatura máxima em Lisboa chegou aos 22ºc.
A SIC transmitiu o último episódio da primeira série da "Floribella".
E o meu cão foi à rua três vezes.

Tudo informações relevantes. E históricas.

******************************************

ATENÇÃO! "O ELDORADO" DESCOBRIU O FAMOSO COELHO DA PÁSCOA! REPORTAGEM A 05 DE ABRIL!

2 comentários:

Miosótis disse...

Olá de novo....
Grande Homem esse "zézito"!
Também eu já tive o enorme prazer de privar um pouquito com ele....mas há uns bons aninhos atrás, aquando de umas jornadas literárias ainda de tempos académicos. Grandes tempos, enfim!
Por ele passa faz História.....pelo menos fez a minha história, senão não estaria aqui a dizer que o conheci há 20 anos atrás...eh...eh...eh...
Bom, obrigada pela visita e volte sempre.

João Paulo Cardoso disse...

miosotis:
Pode ser que daqui a 20 anos sejamos nós a marcar a história, desde que não seja por maus motivos!

Se não for um lançamento de um livro, pelo menos que seja o lançamento, sei lá, de um papagaio gigante para figurar no Livro de Recordes...

Volte sempre.