03 fevereiro 2009

Portugal é fantástico


Este país é fantástico.
O Zé Povinho, na sua infinita sabedoria, entrega-se a pormenores de infinita importância como espreitar para o carro que está ao seu lado, numa fila junto aos semáforos.

Provavelmente, há uma certa esperança de encontrar ali na fila, uma das meninas do "Fama Show", um implicado no escândalo Freeport, ou um jogador do Sporting em estado de embriaguez.

Mais certo será apanhar alguém a extrair um burrié quilométrico de uma narina, ou um ou outro javardola a palitar os dentes ou a esgravatar cera nos tímpanos.

E há sempre as musiquinhas de kizomba em altos berros e motores à compita, assim que o sinal verde dos peões passa a vermelho.
É que o tuga ao volante gosta de mostrar ao vizinho do lado que tem os refexos apurados.
Aquele milésimo de segundo em que nos semáforos, se arranca primeiro que os adversários, representa um importante crédito de confiança para o resto da viagem.

E isto é mais do que certo quando é a testosterona a conduzir, em especial se ao lado uma moçoila abrilhantar o papel de pendura. E se for verão, e a menina tiver saia curta, é provável que o garboso rapazola faça arrancar o chaço com as rodas da frente no ar, no mais belo cavalinho a motor da história das corridas em sinais luminosos.

As meninas, essas, são mais ponderadas, sem reflexos pavlovianos ao sinal verde.
Até porque a maior parte ainda não retocou o baton quando o sinal abre.

Nos semáforos, o condutor português aproveita, enfim, para agarrar no telemóvel e fazer aquela chamada importante mas, 15 minutos depois, a conversa permanece longe do fim, mesmo quando chega a hora de fazer aquela rotunda com cinco faixas.
Pffff!!
Nada que não se faça só com uma mão, enquanto se reduz da 5ª para a 2ª num só movimento de cotovelo, evitando em grande estilo um gato preto, o tipo que entrega o "Destak" e 25 peregrinos.

E afinal de contas, a importante chamada é só para explicar ao colega de serviço como é que ele pode 'downloadar" aquele vídeo da mamalhuda com cinco africanos, antes que o atrasado mental do chefe abandone o paleio com a menina estafeta e o estafe com reprimendas e perdigotos.

Este país é fantástico.
Quando se sente mais abonado, o portuga adora fazer saber que comprou o carro no "stander" a pronto pagamento e trata de o mostrar aos primos, vizinhos e sobretudo à filha boazona do contabilista da empresa, uma míuda de 14 anos, mas que já "amanda um corpinho de 20" e que deve estar no ponto, porque diz que é vegetariana e adora "gurgetes" e "brinjelas", nada de "salchichas" ou "coiratos".

2 comentários:

Ana Paula Motta disse...

Então, João Paulo,herdamos nós brasileiros TODAS essas características,rs. Nada do que narrou é diferente cá por essas terras tropicais.

João Paulo Cardoso disse...

Ana Paula Motta:

Legal receber aqui nova visitante, viu?

Assim que tiver sinal verde, espero que cá volte e fique aqui parada muito tempo.

Os outros que esperem.

Beijos.