29 março 2007

Quinta das Anedotas 9 - Especial Mundo Animal

Post nº 71

Especial Mundo Animal

Touros
Um casal foi a uma exposição de touros. Os animais, um mais imponente que o outro, vão desfilando no circuito montado para o efeito. Um locutor vai animando as hostes.
- Atenção, minhas senhoras e meus senhores: Este touro é magnifíco! Teve 60 coberturas no ano passado!
A mulher não se conteve e comentou com o marido:
- Ouviste? Ouviste? 60 num ano! Isso é o mesmo que cinco por mês!
Mais tarde, entra outro touro.
- Minhas senhoras e meus senhores: Este touro teve 120 coberturas no ano passado!
E a mulher, dando cotoveladas no marido:
- Vês? Vês? São umas 10 por mês!!
O marido começava a ficar chateado...
E lá vem mais um touro. Vamos ver o que é que o locutor diz deste...
- Pasmem, minhas senhoras e meus senhores! Este exemplar aqui teve 360 coberturas no ano passado!
E a mulher ia mandando o marido ao chão.
- 'Tás a ver? Uma por dia!!
Desta vez o homem não se ficou...
- Pois... pergunta lá se foram todas com a mesma vaca!

Cães
Um Serra da Estrela, um Pastor Alemão e um Golden Retriver estão numa sala de espera de um veterinário, com as respectivas donas. Como nunca mais eram atendidos, começaram a meter conversa.
Pergunta o Pastor Alemão ao Serra da Estrela:
- Então amigo, porque é que estás aqui?
- Stress! Ando cheio de stress e arranho tudo pelo caminho! Tapetes, armários, sofás, roupa, sapatos, tudo! Ontem foram os cortinados da dona que ficaram em pedaços!
- Epa, e agora?
- Vão dar-me Prozac, quase de certeza...
E tu, o que é que tens?
Responde o Pastor Alemão:
- Incontinência! Urino por todo o lado! Móveis, postes, pneus, paredes, pessoas... tudo! O pior foi na última noite. Mijei na cama dos meus donos!
- Lixado... E agora?
- Prozac também, possivelmente.
Depois os dois cães viram-se para o Golden Retriver que tinha estado calado:
- Então e tu, pá?
- Cópula o dia todo! Só me apetece montar tudo o que eu vejo! Cadelas, gatas, galinhas... tudo o que se mexa! Até que ontem fui apanhar a minha dona agachada no quarto para apanhar uma peça de roupa que tinha caído, e... pimba!
- Pois... Prozac para ti também, está visto...
- Ah, não... eu só vim cortar as unhas.

Coelhos, girafas, elefantes e leões
Um coelho vai a correr pela selva fora, quando passa por uma girafa que está a enrolar um charro.
- Oh, meu Deus! Girafa, amiga, o que é que estás a fazer? Larga isso! Vem antes correr comigo, para ficares em forma!
A girafa, com os olhos vermelhos e meio fechados olhou para o charro...
-Pronto, 'tá bem! Vou largar esta porcaria e vou correr contigo!
E lá vão o coelho e a girafa a correr, quando veem um elefante a snifar umas linhas de coca. E diz o coelho:
- Oh, meu Deus! (o coelho era muito religioso...) Tens que largar a droga, amigo elefante! Vem antes correr connosco, para ficares em forma!
O elefante pensou um pouco, até que se decide por deitar fora o espelho e a palhinha, e vai correr com o coelho e a girafa.
E lá vão os três a correr, quando dão de caras com um leão a injectar-se.
- Oh, meu Deus! (cá está..) Amigo leão: Tens que largar a droga e vir correr com a gente, para ficares em forma. É mais saudável e...
TUNGA!
O leão, com uma patada lança o coelho para longe.
Os outros animais ficam estupefactos e a girafa é a primeira a reagir:
- Porque é que fizeste isso? O coelho só quer ajudar!
- Calem-se! Esse gajo obriga-me a correr pela selva fora, cada vez que toma Ectasy!


26 março 2007

Portugal -4 Bélgica-0

Post nº 70

Já se passaram quatro dias, mas ainda apetecia escrever sobre o Portugal-4 Bélgica-0, sobre o golo de Quaresma, sobre o orgulho sportinguista de ver nesta selecção vários super-talentos 'made in Sporting', enfim, sobre uma noite de Sábado com tudo de bom.

No entanto, melhor que escrever é ver isto.
E esperar por mais na quarta-feira.

Portugal! Portugal!

69

Post nº 69

.contrário ao texto um escrever consigo só ...eu Já.
.criativa e multifacetada Gente.

.estrelato ao abertas pernas ,cama na ,cigarro um fuma enquanto vida a ganhar de capaz gente mesma A.
.teclado no frenéticos dedos ,computador ao ,cigarro um fuma enquanto vida a ganhar de capaz Gente.

.livro um escrever permita me que "vida da licenciatura" a assim consiga e Alterne de Casa numa trabalhar a venha dia um que ser Pode.
.ordinário tempero lhe-falta isso por e Salgado Carolina uma de literário contributo valioso o tem não ainda ,blog este que só ...Pois
.69 nº post o é este que já ,amalandrado teor de espirituosos ditos alguns de espera à estavam Possivelmente.

.texto ao volta a dar possível fosse assim se como, avessas às texto um escrever apetece nos só e melancólicos nada ou tudo um , cabisbaixos ,assim andamos vezes às Mas.

.eu também ...Pois.
.criativo mais algo de espera à estavam Possivelmente.

22 março 2007

Postais Caramelos 2 : A Biblioteca

Post nº 69 (afinal é o 68...)

Se da minha varanda vejo o mundo, como escrevi no último "Postal Caramelo", basta passar a estrada para chegar à Biblioteca. Não é como ter uma casa na praia, mas é melhor do que ter uma barraca na Damaia.

Pois desta vez, este repórter que não é estrábico mas é míope como o Mr. Magoo, foi até à Biblioteca. Como este post é o nº 69, ou pelo menos eu julgava que era, preferia estar aqui a falar de uma ida a uma sex-shop, mas não conheço nenhuma no Pinhal Novo. É uma lacuna grave.

A mais importante - e única - Biblioteca caramela tem, lá dentro... livros. Uau!! Não estavam à espera desta! Mas para além de livros, há também cd's e dvd's na secção de audiovídeo, embora os filmes disponívies não primem pela novidade. Mas o gratuitos. Ah, bom. Assim é mais bonito. "Grátis" é uma palavra capaz de suscitar orgasmos auditivos em qualquer português com duas orelhinhas.

No audiovídeo há, contei eu, nove cadeiras azuis e nove cadeiras cor de rosa. Estranho... terá este material vindo de uma casa de swing? Imagino facilmente elas de máscara e lingerie, e eles nus com as mãos nos bolsos, uma música para embalar o desejo e... tudo ao molho logo a seguir!!
Peço desculpa... é que julgava que este post era o nº 69, como já tinha escrito ali acima.

No salão principal, digamos assim, há quatro mesas cada uma com quatro cadeiras, o que fazendo as contas um pouco melhor do que as belas e estúpidas do programa da TVI, dá 16 cadeiras. Azuis. Onde estarão as outras 16 cadeiras cor de rosa que vinham com estas?
Há também por ali perto uns sofás multicolores bem confortáveis e foi neles que sentei o cu para apreciar o panorama.

Lançando o olhar para o expositor de revistas e recorrendo de novo à parte do meu cérebro responsável pelas contas do tempo da escola primária, chego à conclusão de que são cinco filas com 12 revistas, o que dá 60 títulos.
O mais curioso foi o da revista "Diabetes". "Diabetes"? Qual será o conteúdo deste importante magazine? A lista dos melhores hospitais do país? Como injectar em si próprio insulina a granel? Eleição da Miss Diabetes 2007?
Há também, espantem-se, uma "Maxmen" para os mais pervertidos, mas não uma "Playboy" brasileira ou uma "Penthouse", ou uma "Velvet". É uma outra lacuna.

Continuando a misturar números e letras, tenho a dizer que, neste dia, meia dúzia de reformados açambarcou meia dúzia de jornais e preparavam-se para uma longa tarde de juntar letras para formar palavras, e juntar palavras para formar frases, e juntar frases para formar notícias que acabam por não perceber... então porque raio não me deixaram ler um jornal!! Pôrra!

Nos antípodas desta realidade, as salinhas infanto-juvenis encerram outros mistérios. Nunca lá entrei, não só porque não tenho filhos, como não tenho idade para entrar sozinho. Quando era puto, não podia entrar nos espaços reservados aos adultos. Agora não posso entrar nos espaços destinados às crianças. Vou contar à minha mãe.
Existe por ali, uma sala que ostenta, discreta, a seguinte placa identificativa: "Hora do Conto". Consta que na Casa Pia há uma sala parecida, só que esta diz "Hora do Coito".
Adiante.

Para terminar esta viagem à Biblioteca Municipal do Pinhal Novo, faz-se um pequeno passeio por entre as estantes com livros de autores portugueses, estrangeiros, livros técnicos de diversas temáticas, banda desenhada e quatro ou cinco computadores ligados à internet, onde os fedelhos fingem não estar a ver porno.
As cadeiras são azuis, mas esta piada está gasta.

O espaço é dotado (não tanto como eu) de wc, cafetaria, serviços técnicos onde se pode aceder ao arquivo e pedir fotocópias, por exemplo, e last but not least, um Auditório Municipal que, de tão pequeno e jeitoso, dá vontade de levar para casa. Isto se a minha casa fosse o Palácio de Belém.
O filme em cartaz dá pelo nome de "Flyboys-Livres para Voar", ou qualquer coisa do género.
Já estive nas Bibliotecas da Moita, Montijo, Setúbal, Palmela, Sesimbra ou em outras mais grandinhas como a Biblioteca Nacional, de que tenho saudades. Mas a do Pinhal Novo fica do outro lado da estrada.
E é a mais catita de todas.
Só gostava de saber onde estão as outras cadeiras cor de rosa...

PRÓXIMAS PARVOÍCES NO BLOG MAIS ESTÚPIDO DO MUNDO:

Segunda, 26 Março - O verdadeiro Post nº 69
Quarta, 04 Abril - A descoberta do Coelho da Páscoa. Faltam 10 dias.

Bom fim-de-semana para todos. Divirtam-se à maluca.

20 março 2007

O fim do CDS-PP. Felizmente.

Post nº 67

O partido dos "meninos betinhos", de sapatinhos de vela e 'pullovers' pelos ombros, deixou cair a máscara. Afinal trata-se de um bando de arruaceiros ressabiados pelo poder.

Ultra-conservadores, defensores dos valores cristãos, da família, do fado, futebol e Fátima, capazes de evocar a Bíblia para argumentar no referendo sobre a despenalização do aborto, por um lado, ou defender acérrimamente os produtores de queijo de marca certificada, por outro, desde que isso valhe votos, eis o retrato do CDS, tornado PP pela megalomania de um dirigente de ambições ilimitadas...

Este partido, que definha mais rápido que os PC's do leste europeu, terá assinado a sua certidão de óbito no último Conselho Nacional que incluíu alegadas agressões físicas entre dirigentes, insultos vários e manobras de bastidores dignas de uma festa na Berlim do período nazi.
Peixeirada de meninos-bem documentada pela televisão, pela rádio, pelos jornais e revistas, pela internet, por todo o lado. Repugnante.

Só um parvo votará nesta gente.

***************************
Exclusivo Mundial Eldorado: a descoberta do verdadeiro Coelho da Páscoa. Faltam 16 dias.

19 março 2007

O Eldorado existe!!

Post nº 66

Meus amigos, ontem estive numa espécie de Eldorado!
E não digo mais nada!


16 março 2007

500 visitantes desde o Carnaval

Post nº65

Pessoal, venho aqui agradecer as primeiras 500 visitas ao "Eldorado", desde que pus um contador ali à direita.
Esse contador foi colocado pelo Carnaval, ou seja, há menos de um mês.
O que dá entre 15 a 20 visitas por dia.

Eu sei que não é nada, mas é ainda assim um ponto de partida para que, daqui a 10 anos, possa-se organizar o Primeiro Encontro de Fãs do Eldorado, a ter lugar numa mata escondida da serra de Sintra.

Já tenho algumas ideias para esse sábado memorável de 2017, mas a corrida de sapos que recitam António Aleixo parece-me o mais excitante até agora. Ou o "Concurso Miss T-shirt Molhada para Velhinhas com Mais de 80 Anos".

Quinta das Anedotas 8

Post nº 64

4 rapidinhas (ena!) para começar

1. Loja de brinquedos em Londres. Conversa de balcão. Pergunta a cliente:
- Does this Barbie comes with Ken?
E o empregado:
- No, this Barbie fucks with Ken, but only comes with Action Man!

2. O electricista entra na sala do hospital onde estão os doentes submetidos aos aparelhos de respiração artificial, e anuncia:
- E agora pessoal, vamos dar uma respiradela bem funda, que eu preciso cortar a luz por uns cinco minutos!

3. Duas raparigas, pobres e deficientes, passavam a vida à porta da igreja, a pedir esmola.
Uma era cega e a outra paralítica e não morriam de amores uma pela outra. De repente a paralítica comenta:
- Olha ali, que rapaz tão bonito!
E a cega:
Olha, corre até lá e abraça-o!

4. Uma sondagem revelou que 99% dos homens portugueses são gays. Quando confrontados com a pergunta: "Posso meter o dedo no seu cu?", respondem:
"Metes mas é o ca**lho!"

E hoje ainda temos mais esta...

A praxe do jovem médico
Um médico recém-formado foi colocado numa aldeia do interior. Ao chegar à aldeia foi logo avisado:
"Doutor, aqui na aldeia temos um problema", disse-lhe um homem. "Não há mulheres por aqui. E portanto, se o senhor... ann... bem, se o senhor tiver... ann... necessidade, enfim... se quiser fazer o amor... tem que ir à beira do rio..."
O jovem médico, mantendo a pose, disse que não havia necessidade.

Passaram-se três meses e a tesão do jovem médico foi aumentando e ele não aguentou. Colocou a sua melhor roupa e foi à beira do rio. Ao chegar lá viu uma fila de homens e uma égua. Como era a primeira vez do médico, os homens deram-lhe passagem.
"Deixem o Doutor passar, vá lá!"
O médico agradeceu a gentileza e, cheio de tesão, baixou as calças e ... "truca, truca" na pobre égua...
Os homens exclamaram um "Ooohhh!" e muitos viraram a cara, até que alguém disse:
"Doutor... a égua é só para atravessar o rio... a casa de meninas é do outro lado..."
A "Quinta das Anedotas" regressa a 29 de Março.
E não se esqueça que "O Eldorado" vai apresentar ao mundo o famoso Coelho da Páscoa, a O5 de Abril. Faltam 20 dias.

14 março 2007

Um jantar diferente

Post nº 63

O dono do restaurante desdobrava-se em iniciativas de charme, no que era secundado pela sua mulher e por um fiel empregado com sotaque açucarado, memória única do que foi um concorrido restaurante brasileiro numa cidade a sul do Tejo.

Apesar dos esforços concertados, a Picanha e respectivos acompanhamentos situaram-se num plano apenas razoável. A sobremesa escolhida, uma Mousse de Chocolate, ostentava uma consistência não diferente do habitual, mas a cor era de uma tonalidade estranhamente mais clara.
Já no final da degustação da tentativa de iguaria, entrou-se no reino do bizarro, com o one man show do dono do restaurante...

- Essa mousse é boa é com "cheirinho"! Querem com "cheirinho"?

"Com cheirinho", significa afogar uma mousse -ela própria quase náufraga- com uma dose generosa de aguardente, no caso Macieira. Eu que já tinha provado e abominado , agradeci a deferência dizendo-lhe que não estava interessado. Qual quê. O homem insistiu e inundou o que restava das duas mousses...

Não contente com a sua performance a fazer lembrar o empregado espanhol (o "Manoel") do "Fawlty Towers", perguntou-nos ainda se queríamos um digestivo que, ao ser recusado, foi acompanhado pelo elegante comentário "estou a ver que com vocês não faço negócio..."
Depois ainda ofereceu uma garrafa de água por conta da casa, e mais dois bombons, para dar algum doce ao final atribulado de uma refeição digna da "Quinta Dimensão".

Mas faltava o grande final:
Ao pretendermos pagar com Multibanco, primeiro disse-nos que a máquina às vezes avariava, por isso sugeria pagamento em dinheiro ou cheque, mas como insistíamos, lá confidenciou que todo o dinheiro que caía no Multibanco servia para pagar as dívidas às finanças, herdadas da gerência anterior, alegava ele.
Lá pagámos em dinheiro, com o senhor a agradecer praticamente de joelhos quase a clamar a todos os deuses que, com esforço, ia conseguir dar a volta àquela situação, com a ajuda de todos e blá, blá, blá.
Aconteceu em Setúbal. Aonde mais haveria de ser?


PRÓXIMOS PETISCOS NESTA TASCA:
  • "Quinta das Anedotas 8", a publicar na Sexta, dia 16.
  • "O Famoso Coelho da Páscoa", a 05 de Abril. Faltam 22 dias.

13 março 2007

Ópio para um povo sentado no sofá

Post nº 62

Começou no domingo mais um inenarrável programa da TVI. Chama-se "A Bela e o Mestre", mas nem o trocadilho espirituoso limpa as toxinas de mais um lixo televisivo 'made in TVI', a televisão líder de audiências em Portugal.

A televisão de Queluz, apesar de liderar as preferências dos teleespectadores e dos anunciantes, não desiste de estupidificar as mentes lusitanas com programas do mais puro requinte troglodita, de que "Fiel ou Infiel" é o exemplo mais asqueroso.
Fascínio pela eternização do poder? Nesse caso a fantasia de José Eduardo Moniz utilizada por altura do aniversário da estação - vestido de imperador romano - assentou-lhe que nem uma luva.

Os objectivos que norteiam o director de programas da TVI são puramente comerciais. Nem o próprio, com toda a boa vontade, conseguirá escolher na sua grelha, dois programitas do seu agrado. Dirá mais um milhão de vezes que a sua televisão transmite o que as pessoas querem ver. Errado. O povo escolhe a TVI como o fumador escolhe a nicotina: está adicto e despreocupado.

Ainda assim, por vezes consegue deixar a droga de lado e escolher telemomentos mais dignos. Aconteceu na última quinta-feira, quando milhares de teleespectadores preferiram a nostalgia evocada pela RTP, a propósito dos seus 50 anos, a mais um momento de contra-programação ordenada por xicos-espertos, como a pretensiosa "Gala das Sete Maravilhas".
A produção de Filipe la Féria até tinha todos os condimentos para liderar audiências num outro dia qualquer, mas José Eduardo Moniz preferiu dividir na tentativa de reinar, saindo-lhe o tiro pela culatra. O investimento, na ordem de largas centenas de milhares de euros, foi dinheiro deitado à rua.

No último domingo, o povo que se senta no sofá, voltado para a televisão, já não escolheu tão bem. "A Bela e o Mestre" foi o segundo programa mais visto do dia. Sem falar nos programas da 2:, ou a possibilidade de ler um bom livro, refiro que os "Gato Fedorento" desceram nas preferências. Possivelmente, os portugueses acham bem mais engraçado rir da pobreza intelectual de meia dúzia de boazonas, desconhecendo que se riem da própria ignorância.

Quando um povo ri das sua próprias limitações, mas não faz mais do que isso, rir à parva, descurando a necessidade de emendar os erros e seguir em frente, então o assunto deixa de ter graça e passa a ser um caso muito sério.

A DESCOBERTA DO COELHO DA PÁSCOA, EM EXCLUSIVO N' "O ELDORADO"!
FALTAM 23 DIAS.

12 março 2007

José Hermano Saraiva, um pequeno grande português

Post nº 61

Os meus pais não não vikings, mas eu tenho características dos povos do norte da Europa: sou branco, tenho sardas e sonho com suecas.
Posto isto, como ainda terei seis meses de sol português para avermelhar à fartasana, troquei o banho de sol do último Sábado, por um banho de cultura.

E assim, eu e a Maria fomos a Palmela para o lançamento do novo livro de José Hermano Saraiva, aquele que, submetido a "escrutínio por sms", foi considerado o 26º melhor do concurso (?) "Grandes Portugueses".
Ora, eu estive tão perto dele como estou do monitor onde escrevo este texto idiota e posso garantir que o senhor não terá sequer 1m60cm. Bom, mas lá que tem um cérebro de grandes dimensões, povoado de neurónios extraordinariamente jovens e activos, aos 87 anos de idade, isso é inegável.

O Zezito, que escolheu Palmela para viver e para apresentar a sua última obra escrita é, de facto, um excelente comunicador, um contador de histórias, ou se preferir, "um Contador da História". Carrega-se-lhe num botão e ele vai por aí fora, em contagem decrescente, desfiando a nossa História. Longa vida ao Contador, portanto.

O livro, com a chancela das Selecções do Reader´s Digest, que não me paga para lhe fazer publicidade, chama-se "Lugares Históricos de Portugal", embora não conste nele o local onde pela primeira vez mijei ao ar livre, uma lacuna que, pronto, vá lá, a gente desculpa.

De qualquer forma, o livro que até foi carote, já está lá em casa, autografado com dedicatória especial e tudo.
Trata-se, de acordo com palavras do próprio Zezito, de "um convite para que os portugueses viajem e descubram Portugal", o que me parece uma boa sugestão em tempo de vacas magras e não, isto não é uma piada às modelos anorécticas.

Fiquem ainda a saber que José Hermano Saraiva entende que Camões foi o "Grande Português";
E que o professor nasceu a 03 de Outubro de 1919, sendo do signo Balança.
E que à noite o Sporting venceu o Estrela da Amadora por 3-1.
Os números do Totoloto foram o 5, o 15, o 24, o 35, o 45 e o 47, mais o 25 como suplementar.
A temperatura máxima em Lisboa chegou aos 22ºc.
A SIC transmitiu o último episódio da primeira série da "Floribella".
E o meu cão foi à rua três vezes.

Tudo informações relevantes. E históricas.

******************************************

ATENÇÃO! "O ELDORADO" DESCOBRIU O FAMOSO COELHO DA PÁSCOA! REPORTAGEM A 05 DE ABRIL!

07 março 2007

Mulher



DEDICADO A TODAS AS MULHERES
(ou só à mais especial delas todas)




Que nenhuma estrela queime o teu perfil
Que nenhum deus se lembre do teu nome
Que nem o vento passe onde tu passas.



Para ti criarei um dia puro
Livre como o vento e repetido

Como o florir das ondas ordenadas.


(Sophia de Mello Breyner Andresen)

06 março 2007

Postais Caramelos: Da Minha Varanda Vejo o Mundo

Post nº 59

Vivo no mesmo sítio há quase 35 anos e, confesso, o horizonte deixou de ser familiar para tornar-se monótono, enfadonho, entediante. Guardarei sempre este lugar na memória e no coração, mas gostaria de rasgar este horizonte e passar ao nível seguinte. Isso acabará por acontecer.

PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA - SÉCULO XX

Recordo-me de um imenso largo que dividia alguns prédios no lado norte de Pinhal Novo, da linha férrea que há 100 anos divide a capital caramela geograficamente ao meio. Só geograficamente. Em tudo o mais, os caramelos continuam unidos, principalmente quando são dos que se trincam e ficam agarrados aos dentes...
A linha férrea é, de resto, reponsável por uma das mais emblemáticas frases nativas: "Já está crescida, a gaiata. Já passa a linha sozinha."

Mais tarde foram plantadas algumas filas de árvores, mas bem junto ao caminho de ferro, eram os velhos eucaliptos que dominavam. Tenho saudades de ir encher os pulmões junto deles. Ou de jogar à bola com os outros miúdos do bairro, aproveitando a sombra refrescante dos finais de tarde de verões que não voltam. Aos 11, 12 anos, em tempo de Ciclo Prepararatório, era uma nulidade na arte do pontapé na bola. Quando comecei a fintar e a marcar golos como os melhores da rua, já tinha 17 anos. Muito tarde para começar a jogar no clube da terra. Mas durante um, ou dois anos eu fui muito bom, o que dava para chegar a casa suado, mas feliz.

A pacatez desses tempos era quebrada ao segundo domingo de cada mês, com a realização do mercado mensal. Eu detestava o mercado mesmo à minha porta. Quando ia ao cinema ou a qualquer outro lugar, num domingo à tarde, era certo que tinha de sair meia hora antes. E não podia cruzar o largo, tinha que seguir em passo de procissão atrás de um magote de gente com sacos de plástico na mão. E quando falo no mercado à minha porta, posso até acrescentar, sem exagerar, que vendedores havia que guardavam alguns pacotes com sabe-se lá o quê, nas escadas do meu prédio. E, se os convidassemos, alguns comeriam lá em casa.
Também não tenho saudade de pontapear caixas vazias de sapatos às segundas de manhã, quando seguia para a estação para apanhar o comboio das seis e pouco, ainda noite, isto já em tempo de universidade. Não é bonito estar numa carruagem cheia de gente a tentar dormir, e estar a tirar caixas de cartão que se enfiaram pelas pernas acima...

Em Maio, o mercado partilhava o largo com os carrocéis e carrinhos de choque. Lembro-me de, numa noite de Maio invulgarmente quente, eu, o meu irmão e os meus pais, bem apertados, termos jantado na varanda, apreciando aquela espécie de Feira Popular caramela e o frango com batatas fritas que ia desaparecendo rapidamente do prato. Nunca mais houve jantares na varanda. Duvido que conseguíssemos caber ali 20 anos e 20 quilos depois.
Finalmente o mercado mudou de localização e a Praça da Independência mudou, indiscutivelmente para melhor.

foto de Adelino Chapa, site da Junta de Freguesia de Pinhal Novo

PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA - HOJE

A nova Praça da Independência foi inaugurada com pouca pompa e muita circunstância, salvo erro em 2002, ou 2003. O saudosismo fica diluído na evidência de que tudo mudou, para melhor. Já posso estacionar o carro num parque de estacionamento decente. Há espelhos de água, zonas relvadas, novas árvores que rapidamente cresceram e uma pequena, mas muito prazeirosa e funcional Biblioteca.

Há gente que ri e se passeia, putos que correm, bolas que saltam, cães que alçam as pernas, reformados que arrastam as suas e tudo ao mesmo tempo, em tempo de Festas Populares. Afinal de contas, os caramelos não perdem uma festa.

Mas para que a Praça fosse perfeita, perfeita como a Super Bock sem álcool, só falta tirar dali aquilo a que eu chamo de "4 M's", já que há uma loja "3 M's" mais abaixo. Pois o "4 M's" é a "Merda do Mamarracho do Mercado Municipal" que está ali a estragar a paisagem.
É uma espécie de Alvalade XXI igualmente policromático, com a equipa da casa a equipar igualmente de verde, munida, neste caso, com vassouras, ancinhos e caixotes de lixo. Nada contra eles. Tudo contra o Mamarracho. Mísseis Scud do Irão ou petizes de fisgas em riste, não importa. Mandem-me aquilo abaixo "ó faxavôr".

05 março 2007

Mais Eldorado

Post nº 58

Este blog completa amanhã quatro meses de vida, e quase ninguém fala dele. Um sucesso, portanto.

Para assinalar tamanha indiferença, em vez de riscar a linda pintura metalizada dos vossos carros, resolvi aprimorar (termo de indisfarçável pretensiosidade utilizado deliberadamente sem modéstia) "O Eldorado".

A partir de agora vou escrever coisas ainda mais parvas. Sobre tudo e mais alguma coisa.

Agora é que vai ser: Ou arrancam-me o teclado das mãos ou internam-me com o Robbie Williams e a Britney Spears. É claro que ao pé deles tenho menos talento e menos drogas no bucho, mas haveremos de ser amigos...

A "Quinta das Anedotas" vai continuar, deixa cá ver... às Quintas, mas só de 15 em 15 dias. A próxima edição será a 15 de Março.
Também de 15 em 15 dias, a começar amanhã, vou escrever postais. "Postais Caramelos".
A começar pela minha varanda, porque não há sítio mais caramelo que esse.

Agora aturem-me.

PS: Leia o primeiro texto da nova vaga ("Passagem Passional") no post abaixo.

Passagem Passional

Post nº57

"Só estou bem onde não estou", cantava o saudoso António Variações, e cada vez mais penso que cantava sobre mim.
Sinto-me assim desde que me sinto, e até desde que me sento, e sinto-me também assim desde que me deito, neste caso não por não estar bem onde estou, mas por estar melhor quando estou com quem me sinto bem, esteja onde estiver...

Nesta fase, o leitor já deve estar a precisar de medicação, por isso vou directo ao assunto: Hoje venho falar de passadeiras. Pois... é claro que estava-se mesmo a ver.

Porque será que, quando sou peão, os automobilistas não me respeitam ao atravessar uma passadeira? Se eu fosse a Merche Romero, de mini-saia, até as ambulâncias do INEM, em serviço de urgência parariam para que eu passasse.

Mas quando vou de carro, e cívicamente paro na passadeira, os peões insistem em passar... passeando-se! Todos eles, gajas gordas, velhos de bengala, ou agrupamentos de escoteiros, passam automaticamente a Merches Romeros e transformam a passadeira em... passerelle.
Estudam poses, ensaiam passos...

Passo-me com a gente que passa e qualquer dia passo por cima! Juro!
Passem palavra.

01 março 2007

Restaurante O Eldorado

Post nº 56

Sabem que mais?
Não me tem acontecido nada de especial nos últimos quatro dias.

Então, o que escrever num blog? Alguém disse que a blogosfera era um espaço onde se lia sobre tudo e sobre nada. Uma espécie de Feira da Ladra onde é possível encontrar desde petiscos irresistíveis a tesourinhos deprimentes.
E como "O Eldorado" quer ser um petisco irresistível, aí vai:

Espetadas de Lombinho de Porco com Uvas e Figos Secos

Ingredientes:
300 g de lombinho de porco
4 uvas
1 pimento vermelho
4 figos secos
1 cebola
sal e pimenta q.b.
Tomate cherry e pêra abacate para decorar

Corte os lombinhos de porco, o pimento, a cebola, o tomate e a pêra abacate em pequenos pedaços e coloque-os num espeto de madeira.Acrescente os restantes ingredientes.
Tempere com sal e pimenta. Grelhe e decore a gosto.

Bom apetite e bom fim-de-semana.
Na Segunda-feira há novidades no Eldorado.