31 agosto 2007

Cocktails de Verão - Mojito

152


7. Mojito


Origem: A mistura de hortelã com bebidas é muito antiga. O Mojito terá sido criado no mar-alto, por um marinheiro inglês. De resto, a história da origem da bebida era mesmo contada por Ernest Hemingway nos bares cubanos.
Não é a primeira vez que Hemingway aparece citado nestas fichas de cocktails clássicos, o que significa que, se um dia quiser valer tanto na escrita como um pelo do bigode do famoso escritor, tenho que começar a emborcar todos as mistelas alcoólicas que existam neste mundo. Adiante.
Pois parece que o almirante Francis Drake, o primeiro homem branco a chegar a inúmeras ilhas do Pacífico, apaixonado pelos aromas da hortelã, teria sido o primeiro a misturar a palnta com boas doses de rum.
E o bebedolas ainda se desculpava com as propriedades apregoadamente terapêuticas do preparado, nomeadamente em relação aos problemas estomacias e respiratórios tão comuns nas travessias marítimas. Ele há cada um!
Mas a bebida, tal como é servida nos dias de hoje, para quem não cai na banalidade de pedir uma imperial, foi criada no célebre La bodeguita del Medio, em Havana, um dos bares mais famosos em todo o mundo...
É o cocktail ideal para os dias quentes.
Se adivinhar quais são neste Verão... meio bêbedo.


Ingredientes: Uma dose de rum branco
Um pouco de sumo de limão
Uma colher de chá de acúcar
Club Soda
Quatro folhas frescas de hortelã


Modo de Preparação: Diz aqui para utilizar um copo longo, colocar as folhas de hortelã, o acúcar e, com um pilão, pressionar levemente.
Acrescente o rum, o sumo de limão, muito gelo picado e mexa bem.
Complete com Club Soda e decore com um ramo de hortelã.

Atenção: A autoridade para a consciência ética e moral do "Eldorado" adverte que se beber, não deve conduzir, mesmo que seja o espírito do próprio Hemingway. Mais, adverte ainda, que beber para esquecer, pode levar a que... a que... esqueci-me!




6 comentários:

N.M disse...

Agora é que tu tives-te bem, alias muito bem(não que os outros cocktails fossem maus, eu é que adoro este)este é mesmo muito bom...adoro!!!

Unknown disse...

Mas o Eldourado é uma fonte inspiradora, até nos seves uns cocktails para nos receber na tua casa, fabuloso. Adoro quando nos dás as receitas, dá tanto jeitinho, se soubesses. ;)

Quanto ao Hemingway, deixa dizer-te que desconfio que os cocktails estiveram de certeza na origem de alguma loucura, tanto dele como da dos pais que eram umas figuras... A pior delas penso que ainda foi a mãe, devia saber estas receitas de cor e salteado. Enfim, cusquices minhas. ;)

Beijos

Maria Feliz disse...

Não posso comentar! Odeio Mojitos:(

Mas ainda bem que voltaste... Bons olhos te leiam!

João Paulo Cardoso disse...

N.M.:

Ora aqui temos um fã de Mojitos!

João Paulo Cardoso disse...

Flora:

E uma pessoa que detesta Mojitos!

João Paulo Cardoso disse...

Susana:

E alguém que andou a ler a biografia de Hemingway!

Beijos e abraços para todos.