28 setembro 2009

Diário 27/09/2009 - Votar


O
ntem à tarde fui votar.
Não sou daqueles que não se levantam, na hora de escolher quem se senta na Assembleia da República, mas que depois passam a vida a excomungar políticos, sejam de esquerda, direita, sejam altos e baixos, civilizados ou bichos da Madeira, corruptos ou ainda não comprovadamente corruptos.

Fui votar na Escola Primária Nº 1 de Pinhal Novo, ou lá como é que se chama agora entre tantas EBês, C+S's, XPTO's e o camandro.
Estudei ali entre os meus seis e 10 aninhos - há uma quase eternidade -, o meu irmão passou por ali também, o meu sobrinho ainda lá está.

A velha escola foi remodelada em 1997 e está tão catita e asseadinha (acredito que durante as aulas não será tanto assim...) que apetece voltar atrás no tempo e ver-me de novo a correr para a cantina, atrás do belo leite achocolatado em canecas coloridas.

Mas o tempo passou e há já duas décadas que tenho idade de votar.

Este vosso amigo, ainda e sempre acompanhado da namorada que tem a mesma idade e a mesma vontade de cumpir deveres cívicos, lá entregou um muito surrado cartão de eleitor, recebeu uma tira de papel higiénico com dezena e meia de opções políticas, foi para trás de um biombo e colocou uma cruzinha logo no primeiro nome que leu.
Não foi facilitismo, foi convicção.

E à noite, na tradicional maratona televisiva para acompanhamento dos resultados, acabei por sorrir com a esperada vitória com ar de derrota.

Acreditem em quem percebe do métier:
Os próximos dois anos vão ser uma confusão naquela casinha lá para as bandas de S. Bento.

4 comentários:

Sun Iou Miou disse...

Entre inúmeras doutras dúvidas, ficou-me só uma: percebes de qual métier? Do de criar confusão? Hihihi! (Supostamente é assim que rim as hienas... e eu)

João Paulo Cardoso disse...

SIM:

Ao contrário de outras hienas, confio no teu sorriso.
Parece-me sincero daqui de onde estou.

E eu percebo do métier.
;)

Beijos.

Maria Feliz disse...

Tu ficaste-te pelo 1º, eu pelo 2º. É que não há pachorra para tanto partido, e à 2ª linha já bocejava. Por isso, votei antes que adormecesse atrás do biombo. Além disso, a Kel, que foi comigo, disse que um bloco é melhor que (um) partido! Logo ela, que adora contrucções:)

Beijos

João Paulo Cardoso disse...

Maria Feliz:

Convém aqui um ponto de esclarecimento.

Ao que parece, nas eleições legislativas existe um boletim de voto para cada círculo eleitoral, uma vez que as candidaturas são apresentadas por círculo.

Ou seja, o meu boletim, referente ao Círculo Eleitoral de Setúbal, não é igual, na sua disposição, ao boletim de voto onde puseste a tua cruzinha.

Fica-se portanto a saber quase nada, quando escrevo que votei logo no partido que aparecia em primeiro lugar...

É por estas e por outras que cada vez se vota menos...

Beijos.