06 dezembro 2007

Um Ano no Eldorado

O Eldorado - Edição nº 190 - Especial 1º Aniversário

Vivo neste momento mais uma crise existencial que me traz à memória o fel de dias negros que julgava distantes. Tem sido complicado resistir à tentação do abismo, mas... bolas! Há que tentar regar este oásis, mais para mais em dia de aniversário.
Portanto, pelo menos neste pequeno quadrado do seu monitor, o velho JP finge-se ainda de pé.

Para assinalar este 1º aniversário - e numa patética tentativa de afastar fantasmas - resolvi recordar aqui alguns apontamentos de humor que foram sendo postados ao longo dos últimos 12 meses.
E de repente constato que a esquizofrenia até foi bastante profícua e contribuíu para aliviar mágoas próprias e de terceiros, acho eu...


DEZEMBRO 2006 - CAROLINO SALGADO

"Carolino Salgado usou berlindes artilhados com chumbinhos de caçadeira. Carolino desviava os berlindes com os pés. Subornou os professores, as contínuas e o Miguel Zarolho no intervalo. Pior... muito pior, atentem bem: Carolino ameaçou que me partia os dentes se eu fizesse uma das minhas jogadas galácticas.

Acrescento ainda que Carolino, filho de um ex-GNR alcoólico e de uma vendedora de torrão de Alicante, jogava sempre com ranho a pingar do nariz, o que me parecia além de tóxico, absolutamente ilegal à luz das regras da Federação Internacional de Berlindagem."

"Tu, Carolino"; "O Eldorado" nº 06 de12 Dez. 06


JANEIRO 2007 - AS LÉSBICAS

"Vejo-me, de repente, numa guerra entre duas lésbicas tresloucadas que divergem de todos os meus delírios de adolescente e jovem adulto. Mas convergem com todos os piores estereótipos que dão mau nome à... classe. Bem... classe é o que elas não têm.

A coisa envolve ameaças, a mim endereçadas (ui, que medo!!) por parte da mais camionista delas que tem ciúmes de mim. Sem qualquer motivo. Não adianta dizer que tenho namorada, que sou fiel, ou acenar com a aliança que carrego com carinho. Não adianta explicar que sou heterossexual e que elas não, então uma coisa não liga com a outra, acho eu..."

"E agora, algo bizarro. E verídico"; "O Eldorado" nº 37, de 25 Jan. 07



FEVEREIRO 2007 - O TREMOR DE TERRA

"Acho também estranho, que se chame "abalo", a algo que chega... mas por outro lado, percebo agora melhor um velho tio, que padecia de fortes gases intestinais e que, lá para o fim da vida, para não incomodar quem estava ao pé dele, retirava-se sempre com uma frase entrecortada por ligeiros espasmos:
"Bem... eu já vou andando. Estou de abalada...""

"O dia em que a terra tremeu um bocadinho"; "O Eldorado" nº46, de 12 Fev. 07


MARÇO 2007 - AS PROMESSAS

"A partir de agora vou escrever coisas ainda mais parvas. Sobre tudo e mais alguma coisa.
Agora é que vai ser: Ou arrancam-me o teclado das mãos ou internam-me com o Robbie Williams e a Britney Spears. É claro que ao pé deles tenho menos talento e menos drogas no bucho, mas haveremos de ser amigos..."

"Mais Eldorado"; "O Eldorado" nº58, de 05 Mar. 07


ABRIL 2007 - O 25 DE ABRIL

"10. Saia à Rua

E pronto! Muito raivoso, lado a lado com os antigos colegas dos juvenis e os Ferreira Pereira que estiveram na Caparica, com um estandarte que exibe escrito a marcador “Revulussão 2006”, gritando “Có-có!”, “Có-có!”, vestido à Joaquim Monchique, armado com fisgas, pega-monstros, a avó dos perdigotos e um caniche selvagem, cabelos enfeitados com dois raminhos de salsa e sete dentes de alho, lá vai você, o revolucionário dos novos tempos, de cabelos ao vento num Carocha descapotável, ao som de Tony Carreira."

"Como fazer uma "Revulussão" em 10 lições"; "O Eldorado" nº 90, de 26 Abr. 07


MAIO 2007 - O DESERTO DA MARGEM SUL

"- É a nossa Marilyn! Mário Lino, durante o dia! À noite, é este belo travesti! Sabemos que não é muito sensual, mas fartamo-nos de rir com ele!


- Ah... - Troco-o por cinco camelos!

- Não... deixe estar. Vou só ficar a ver,
desejando que tropeçe e parta as duas perninhas..."

"Uma noite no deserto"; "O Eldorado" nº 106, de 29 Maio 07



JUNHO 2007 - OS REGRESSOS AO PASSADO

"- Ó avó! Isto que está aqui num copo, no balcão, é sumo ou outra porcaria qualquer que vai servir para fazer uma linda piada, baseada em factos reais, para pôr na internet? - É sumo e a internet ainda não foi inventada.

- Ah, 'tá bem...
Meia hora depois, no posto de saúde:

- Então, este menino bebeu um copo inteiro de Sonasol, não foi? Isso deve estar a arder muito, não está? Olha, como é que te chamas?

- Jfgkjsxwkmmm....

Tenho saudades da minha avó."

"Regresso ao Passado - Boca Doce"; "O Eldorado" nº112, de 12 Jun. 07


JULHO 2007 - O MEDO DOS DENTISTAS

"Chama-se à coisa, "Destartarização". Que é como quem diz, retirar pedaços de tartaruga que se alojaram na dentadura. Parece que temos de lavar os dentes depois das refeições e antes de ir para a cama, ou as malditas tartarugas atacam a dentição humana.

Além de lavar os dentes regularmente, continuo a viver num 3º andar e ainda estou para saber como é que hordas de tartarugas selvagens sobem lá acima para atacar a boca do menino durante o soninho..."

"Friday 13th - O Regresso das tartarugas dentuças"; "O Eldorado" nº 132, de 13 Jul. 07


AGOSTO 2007 - AS EXPERIÊNCIAS CULINÁRIAS

"Não foi das melhores refeições que comi na vida, mas tirando bifes esturricados com batatas fritas e ovos dizimados, digo, estrelados, aquela tinha sido a minha primeira experiência com os tachos. E tinha corrido bem. O arroz estava bom. E para a próxima ainda vai estar melhor.

Quero agradecer à minha musa inspiradora, ao arroz Cigala e às seguintes entidades:
Santa Rita de Cássia, Odin, São Cristóvão, Santa Bárbara, Maria de Lurdes Modesto, Mercado Abastecedor da Região de Lisboa, Iemanjá e Nossa Senhora de Fátima."

"Arroz com Atum"; "O Eldorado" nº147, de 06 Ago. 07


SETEMBRO 2007 - OS 40 ANOS DE CASAMENTO DOS MEUS PAIS

"Sim. Fomos ao cinema, a Lisboa. Como sabes, a sede do velho Grupo fica encostadinha à linha férrea e, por isso, foi bastante engraçado acenarmos aos convidados a partir da janela do comboio, à passagem pelo Grupo. Quem nos viu ficou de boca aberta.

"Olhem! Os noivos fugiram!"
"A Belinha e o Tony vão no comboio!" Parecia uma cena tirada da "Aldeia da Roupa Branca". "Adeus, aldeia! Adeus, linda terra..." , mas voltámos depois da sessão de cinema no velho Condes, onde hoje está o Hard Rock Café..."

"Conta-me como foi"; "O Eldorado" nº 154, de 03 Jul. 07



OUTUBRO 2007 - AS CRÓNICAS DE HUMOR

"Fotógrafos frenéticos disparam 'flashes'. "Tias" e panascas do 'jet-set', de plumas e lantejoulas, desmaiam em leque como se tivessem sido escolhidos por engano para "O Lago dos Cisnes"; outras, com decotes mais perigosos que a Boca do Inferno, permanecem de pé em intermináveis risos e cochichos, molhados com licores de menta e baunilha; os seguranças privados dos Viscondes de Almeirim, antes Balbina e Anacleto Marmelo, sentam-se para assistir à queda do império; há quem ande pelo chão à porrada e outros querem matar Lelo logo ali, mas aparece o Scolari "para defendê o minino" repetindo vezes sem conta que "pimbolim é matraquilhos".

A apoteose acontece quando Dengoso, o filho de Lelo e neto dos Viscondes, rebenta com a trela e, para deleite do comissário da Judiciária que já andava desconfiado, vai que nem um tiro direito ao serviço de chá Vista Alegre, espalhando coca pela cabeça da grã-finagem, como se fosse possidónia e genuína caspa, em elaborados penteados de gente falsa."

"Lelo Marmelo"; "O Eldorado" nº169, de 12 Out.07


NOVEMBRO 2007 - HARRY POTTER, DIGO, HALHO PORRO

"Ficaram célebres as aventuras deste alho feiticeiro contra o acne nas vacas do Germano, o confronto com o vírus da gripe, ou a luta contra a mafia dos distúrbios intestinais.

Sem a presença dos holofotes dos media, o Ti Manel Cebola já editou, a expensas pessoais, obras-tias como "Halho Porro e a Desordem do Fónix", "Halho Porro e a Pedra Filosofal nos Rins", "Halho Porro Procura Maddie
McCann", "Halho Porro e a Cãibra Secreta", "O Bacalhau Quer Halho... Porro" ou "Halho Porro e o Vale do Mau Hálito".

O último livro, "Halho Porro e os Demónios do Colesterol" está à venda em picadeiros, ermidas e docas de pesca, mas poderá em breve ser comprado pela internet, assim que o filho do Ti Manel acabar de tirar o curso de computadores e perceber como isso se faz."

"Halho Porro e os Demónios do Colesterol"; "O Eldorado" nº185, de 16 Nov. 07


********************************

Mas houve muito mais:
Romance, melancolia, devaneios psicadélicos e crises existenciais, a "Quinta das Anedotas" e outras rubricas como os "Postais Caramelos", os "Cocktails de Verão" ou a série em curso "Sexy Singers dos Anos 80".

E se os fantasmas o permitirem estes serão os próximos momentos de júbilo aqui no "Eldorado":
  • Especial 10 mil visitantes
  • "O Eldorado" nº 200
  • Especial Natal

A festa de anos está no fim.
Muito obrigado pela vossa paciência.
Voltem sempre que quiser.

"O Eldorado"
Mais do que um blog é um caso de psiquiatria


14 comentários:

Huckleberry Friend disse...

Muitos parabéns! E que da crise existencial nasça uma Fénix de felicidade. Um abraço.

João Moço disse...

1 aninho de vida pode ser pouco, mas no teu caso é muito. Acho que está na altura de levares uns açoites e despertares para a vida. Pelo menos por uma vez luta pelos teus sonhos, porra.

N.M disse...

Muitos Parabéns!!!!
Foi um ano de muito riso, boa disposição e maluquice!!!Continua assim...
Forte abraço

Maria Feliz disse...

Ui, já acabou a festa????

E já passou um ano?! Não sei quando aqui cheguei, mas deve ter sido por volta de janeiro (quando nasceu o Devagar)

Uma grande beijoca de parabéns. E continua de pé!
Se ainda não te convenceste do valor que tens, eu reafirmo-o: "És o máior JP!" :-)

Anónimo disse...

Muitos parabens. E que os fantasmas deixem passar tudo o que esta previsto (principalmente as gajas dos anos 80).

nf

João Paulo Cardoso disse...

Huckleberry Friend:
Fénix renascida pede autorização à torre de controlo para descolagem imparável.

Já está?
OK, vamos voar.

Um abraço.

João Paulo Cardoso disse...

João Moço:
Recado anotado e a Fénix continua a voar.

Um abraço.

João Paulo Cardoso disse...

N.M:
"O Eldorado" vai continuar mais algum tempo,isso é certo.

Depois se verá.

Aquilo ali em cima é uma Fénix, não é?

Um abraço.

João Paulo Cardoso disse...

FL:
Muito obrigado pelos elogios e pela fidelidade a esta ca(u)sa.

És uma das indefectíveis, espero ainda a visita das outras meninas leitoras ou leitoras meninas.

Beijos.

P.S.:
Piada só para ti;)
A Fénix do Eldorado e o Phone-ix dos CTT anunciam noivado e casamento para 2008.

João Paulo Cardoso disse...

NF:
Quem "góta" das "gajas" dos anos 80?
Quem? Quem?

E das dos anos 90, anos 2000 e todas as décadas, não é seu tarado?

Fénix, dá bicadas no menino!
Fénix!

FÉNIX!
JÁ AQUI!

Já não vais à Bica do Sapato ver as peruas, para castigo...
Fénix má!

ana v. disse...

Olha, olha!
Voltei às lides e vim espreitar, como sempre, o Eldorado para ficar bem disposta. E dou logo com dia de aniversário, que pontaria!
Cá para mim estás é a querer fazer sombra à "ciumeira" dos africanos...
Mas enfim, muitos parabéns a você, JP. (até rima, que luxo!)
Beijinhos

João Paulo Cardoso disse...

AV:
Muito agradecidos estamos (eu e a Fénix) com o seu comentário.

Esperamos também (eu e a Fénix)que o lançamento do livro tenha corrido da melhor maneira.

E parabéns também deste lado pelo Gourmand World CookBook Award, algo quase tão importante como um aniversário do "Eldorado".

Beijos.

Mad disse...

Parece que tardei, mas ao menos não falhei. Ainda deves estar de ressaca da festa, a avaliar pelos posts subsequentes...

PARABÉNS!

João Paulo Cardoso disse...

mad:
Quem nunca falha, nunca tarda.

Novos posts muito em breve.

Beijos.