11 dezembro 2006

Igreja Perdida no Tempo

Post nº 4

Igreja de S. Domingos, perto do Teatro Nacional D. Maria II. Resolvemos espreitar decididos, desta vez, a não visitar todas as capelinhas. Literalmente. Seria, então, só aquela. Passamos por um mendigo e o seu cão, amigos para sempre, até o mais fraco sucumbir primeiro. Passamos a porta. Passamos instantanemente para a Idade das Trevas. Passamo-nos.
Um pouco de História:
A Igreja de S. Domingos foi mandada construir por D. Afonso III, em 1249, Sec. XIII. O edifício foi sofrendo alterações e decoração ao longo dos tempos. Muito danificada com o terramoto de 1755, perdeu espólio artístico importante. No Sec. XX sofreu um grande incêndio, mantendo-se fechada ao culto durante alguns anos.
Foi na Igreja de S. Domingos que, no reinado de D. Manuel I, após o Édicto de Expulsão dos Judeus em 1496, se procedeu ao baptismo cristão de muitas pessoas da religião judaica.
Se puder, na vertigem do tempo, visite esta igreja perdida no tempo. Sinta a textura das colunas de pedra. Respire. Inspire. Inspire-se. Ou faça como eu. Deposite ali uma promessa.
Hei-de voltar depois de cumprida.

1 comentário:

cata disse...

inspirador. havemos de lá ir