05 agosto 2009

O Leão Holandês


Nos últimos quatro anos, o Sporting viveu dois milagres holandeses nos últimos segundos de dois jogos onde jogou pior que 11 cágados cegos e paraplégicos treinados pela Bibá Pitta que, presumo, não percebe nada de futebol.

Paulo Bento também não perceberá muito do metier, mas saberá, julgo eu, que um leão laranja, estilizado, imponente, poderoso e confiante, é o símbolo da Federação Holandesa de Futebol e, por isso, mais tarde ou mais cedo, ocorreria no jogo de ontem um milagre leonino capaz de salvar os leõezinhos portugueses.

Em 2005, frente ao Alkmaar, faltavam poucos segundos para o final da partida quando um canto caído do céu e uma cabeçada de Miguel Garcia salvou a honra do Convento.

Ontem, poucos segundos faltavam frente ao Twente, quando outro canto e outra bola caída do céu, bateu aqui e ali até descansar nas malhas holandesas.
São malhas que o destino tece.

Dois passeios à Holanda das drogas legalizadas, duas partidas de futebol feitas de olhos vermelhos e inchados, pernas dormentes e - especialmente o Djaló - visões da Lucy no céu com diamantes.
Dois golos caídos do céu para esta versão do Sporting 'get high'.

A equipa leonina já tentou jogar pedrado (no caso à pedrada) em Portugal, na decisão do Nacional de Juniores.
Infelizmente não há por cá coffee shops de jeito ou imagens de leões no símbolo da Federação Portuguesa de Futebol, pelo que as coisas correram mal.

Concluindo, ou o Sporting de Paulo Bento recorre a outro tipo de milagres - ou, loucura das loucuras, começa a jogar a sério - ou mais vale pedir ao Taveira para fazer mais um estádio com azulejos bonitos lá para os lados de Amesterdão.

Entretanto, viva o ombro de Rui Patrício e o pé torto de Wisgerhoff!

9 comentários:

Anónimo disse...

Nao tarda muito tens uma horda de "amigos" Holandeses tal qual os Amarelejenses. Apenas ALGUMAS drogas sao TOLERADAS na Holanda. O termo "legalizadas" nao é o mais adequado.

nf

Maria Feliz disse...

JP,

Eu não percebo nada de futebol! Eu queria era saber porque é que o chihuahua tem uma pála no olho esquerdo...

Ah... agora a festa lá no tasco é com o Abílio, acérrimo defensor da Carmen. Aparece! :)

Beijos

João Paulo Cardoso disse...

nf:

Ora bem!
Se viveste lá tanto tempo, sem qualquer tipo de problema com os serviços de imigração, penso que está correcta a expressão "Holanda das drogas legalizadas"!!

Desculpa lá, estava aqui a masturbar coelhinhos azuis e a explodir rubis com bombinhas de Carnaval e deu-me para isto...

Um abraço.

João Paulo Cardoso disse...

Mary Flower:

Já lá vou, já lá vou!!

Não perco uma boa polémica.

Ainda há bocadinho enviei um e-mail para a Joana Amaral Dias convidando-a para um café, ao que ela respondeu "não insistas, Zé".

Beijos.

João Moço disse...

A estranha mania de escrever
post(as)de texto com temas a coçar as bost(as) futebolísticas portuguesas já enjoa. Uma vergonha foi o que se viu nos dois jogos e parece que foi normalíssimo, enfim cada um tem o futebol que merece.

João Paulo Cardoso disse...

João Moço:

Ainda mais estranho é estar aqui a escrever uma resposta, quando tu estás duas salas ao lado.

Portanto, se tiver alguma coisa para te dizer, digo-te daqui a bocado.

Um abraço.

N.M disse...

O rui Patricio é o ponta-de-çlança que so scp precisa.
Aqueles ombros são goleadores

Patrícia disse...

viva.

Anónimo disse...

Meus caros,

Tudo se resume a uma questão de fé. E quando se joga na Holanda e se está a perder até ao final a fé diz-nos que ainda vamos marcar um golo. E foi isso mesmo que já aconteceu ao Sporting por duas vezes que lá jogou, em 4 anos. Os cantos milagrosos é que salvaram o sporting, tal como o clássico canto do Morais que deu uma Taça das Taças nos idos anos 60. Ass. Mex